Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental

Área de Concentração: Saneamento Ambiental - Controle da Poluição Urbana e Industrial

 

 

Laboratório de Biorremediação e Fitotecnologias (LABIFI)

Iniciada sua construção em 2008 com recursos FAPERJ e CNPq sob a coordenação da Profa. Marcia Marques Gomes, o LABIFI ocupa parte do complexo de salas 4105 do Bloco F, 4º andar. Antes de 2008, uma pequena sala no 2º andar do prédio central do Campus Maracanã, reformada para abrigar 3 reatores pilotos (150L/cada), utilizados em estudos de biorremediação de solos contaminados era a única infraestrutura para pesquisas na área. À época, todos os experimentos conduzidos pelo Grupo BioProcess liderado pela Profa. Marcia, utilizavam instalações de outras unidades da UERJ e de instituições parceiras (Pesagro-Rio, Seropédica, Embrapa-Solos). A criação do LABIFI objetivou reduzir freqüentes deslocamentos da equipe e aumentar a eficiência e controle dos experimentos, sendo que equipamentos multiusuários continuaram sendo compartilhados, assim como o serão os equipamento aqui solicitados. Graças aos recursos disponibilizados pela FAPERJ, CNPq e mais recentemente FINEP, as seguintes linhas são desenvolvidas no LABIFI: Biorremediação e fitorremediação de solos contaminados; Ecotecnologias (wetlands construídos, processos microbiológicos, plantas e biomassa morta) no tratamento de efluentes e na biorremediação de áreas contaminadas; Avaliação ecotoxicológica de efluentes, corpos hídricos e solos; Investigação de fármacos/ desreguladores endócrinos em corpos hídricos e em sistemas de tratamento de efluentes.

 

O LABIFI atualmente opera com 2 técnicos bolsistas de nível superior (um do Programa de Apoio Técnico da UERJ PROATEC e um DTI do CNPq) e tem recebido apoio através de convênios, de empresas de tecnologia ambiental como Lumina Resíduos Industriais (Grupo Odebrecht), Estre Ambiental S.A., Korin Preservação e Recuperação do Meio Ambiente Ltda. Executam trabalhos experimentais no LABIFI, alunos de graduação e pós-graduação em Engenharia Civil Sanitária/Ambiental, do Instituto de Química e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente da UERJ. A maioria integra o grupo de pesquisa BioProcess juntamente com seus orientadores/co-orientadores.

 

O LABIFI está hoje equipado com: Cromatógrafo GC/MS Agilent 6890A, Digestor por microondas MARS-CEM, digestor-ultrassom, Leitor EspectraMax M3 Multimode, Fermentador Bioflo 115 New Brunswick, Ultracentrífuga refrigerada Eppendorf 5810R, Centrífuga de separação de fases, mufla, Titulador automático Methron Titrino plus 848, Sistema de purificação de água Milli-Q Millipore, 2 destiladores, 2 deonizadores, 2 capelas de fluxo laminar (proteção de amostra e proteção biológica respectivamente), 2 capelas grandes de exaustão com armários de reagentes acoplados; 2 autoclaves; 2 estufa de secagem/esterilização, 4 estufas para incubação, estufa bacteriológica, 2 banhos-maria (um com agitação orbital); câmara de germinação, 2 estantes com iluminação e fotoperíodo para testes de germinação-fitotoxicidade, 2 pH-metro, digestor para análise de Nitrogênio Kjeldahl, 2 contadores de colônias, microscópio binocular, lupa, 2 placas aquecedoras, 2 balanças analíticas, espectrofotômetro UV-Visível Hatch, Colirímetro, 2 medidores multi-parâmetro, datalogger/ software e sondas para OD, amônia, nitrato, Filtros de membrana (tipo millipore), Bloco digestor para DQO, moinho de facas, turbidímetro, Triturador de resíduos sólidos, jar test, 2 sistemas para extração tipo soxhlet, 3 agitadores mecânicos, bombas de vácuo para reatores de bancada, 2 geladeiras/freezers. Encontram-se ainda, disponíveis para a equipe do LABIFI em outros laboratórios da UERJ os seguintes equipamentos multiusuários obtidos com a participação do LABIFI: 1 espectrômetro I.V. por transformada de Fourier FTIR; Extrator acelerado por solvente ASE-350 Dionex,  cromatografia de permeação em gel, Analisador de Carbono Orgânico Total (COT).

 

 

 

 

Capelas de exaustao com armarios acoplados

 

 

 

CapeladeFluxoLaminar-Microbiologia

 

 

 

Autoclaves

 

 

 

Contador de Colonias

 

 

 

Digestor por microondas MARS CEM

 

 

 

Estudo de tratabilidade de solos por biorremediacao

 

 

 

Estufas para Incubacao

 

 

 

Fermentador BIOFLO 115 New Brunswick

 

 

 

Fermentador BIOFLO 115 New Brunswick_b

 

 

 

Freezers

 

 

 

GC_MS Agilent 6890A

 

 

 

GC_MS Agilent 6890A_b

 

 

 

Incubadora com fotoperiodo

 

 

 

Incubadora com fotoperiodo_b

 

 

 

Leitor EspectraMax M3 Multimode

 

 

 

Lupa e Microscopio

 

 

 

Milli Q Purificador de Agua

 

 

 

Mufla

 

 

 

Titulador automatico Methrom

 

 

 

Titulador Automatico Methrom_b

 

 

 

Ultracentrifuga refrigerada Eppendorf 5810 R

 

 

 

 

 

labifi a.JPG

 


DSC00595Labifi2.jpg

 

DSC00596Labifi2.jpg

 

DSC00599Labifi2.jpg

 

DSC00605Labifi2.jpg

 

DSC00606Labifi2.jpg

 

Laboratório de Biorremediação e Fitotecnologias (LABIFI)
Coordenador
Profa. Marcia Marques Gomes , Ph.D. 2000 - Royal Institute of Technology-KTH, Estocolmo/Suécia - Currículo LattesInformação Academica
Professora Titular em Ecotechnology pela Mid Sweden University-MiUn (2007), Pós-doutorado em Tecnologias Ambientais pela Kalmar/Linnaeus University (Jun 2006-Nov 2007), Docent pelo Department of Water Environment Transport, Chalmers University of Technology (2005), PhD em Engenharia Química pelo Royal Institute of Technology-KTH (2000) Estocolmo, Suécia. Mestrado (1979) e Bacharelado (cum laude, 1976) em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Prof. Adjunto do Depto de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. Experiência na área de Engenharia Ambiental e Ecológica com ênfase na qualidade da água e do solo e no tratamento da poluição incluindo: biorremediação e fitorremediaç&ati...
Localização
Pavilhão João Lyra Filho, 4º andar, sala 4015, bloco F.
Atendimento
Endereço Eletrônico: marcia@marques.pro.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 18:00 h.