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Mestrado Profissional em Engenharia AmbientalÁrea de Concentração: Saneamento Ambiental - Controle da Poluição Urbana e Industrial
Dissertação de Mestrado: Gerenciamento e Destinação Final Para Componentes Automobilísticos em Polipropileno Pp Com Aplicação em Filamentos Para Impressora 3dPeterson Alexandre de Souza Gonçalves- PEAMB
- Orientador
- Profa. Dra. Luciana Ghussn - FEN - UERJ
- Coorientador
- Profa. Dra. Daniella Regina Mulinari
- Banca
- Data - hora da defesa
- 25/09/2024
- Resumo
- GONÇALVES, Péterson Alexandre de Souza. Gerenciamento e destinação final para
componentes automobilísticos em Polipropileno PP com aplicação em filamentos para
impressora 3D. 2024. 54 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Faculdade de
Engenharia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Resende, 2024.
O PP (polipropileno) é um polímero muito utilizado na indústria automobilística em
componentes internos e externos dos veículos. Normalmente, em sua estrutura, são incorporadas
cargas minerais com o intuito de melhorar as propriedades mecânicas do material, melhorar a
compactação de peças injetadas, reduzir custo de matéria prima, etc. Com isso, essas cargas são
incorporadas ao PP gerando os compósitos. O talco é um dos minerais mais utilizados no meio
produtivo para componentes veiculares, atualmente, um veículo automotivo tem em seu agregado
final de peças, um percentual em torno de 70% de peças plásticas e, em sua grande maioria, em
PP/talco. O objetivo do presente estudo é analisar e reduzir o volume de resíduos gerados em uma
empresa automobilística da região sul fluminense, em particular, causados pelo descarte de
componentes automotivos em PP reforçado com talco. Foi realizada a coleta de resíduos
automotivos, feito o reprocessamento para obtenção dos corpos de prova através da moagem e
moldagem por injeção. Foram utilizados 3 compósitos diferentes de PP/talco (PP/20% m/m,
PP/30% m/m, PP/40% m/m), realizado extrusão e moldagem por injeção para preparação dos
corpos de prova que foram aplicados em ensaios mecânicos de tração e flexão, também, foram
realizadas espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), determinação do
índice de fluidez, calorimetria exploratória diferencial (DSC), determinação da densidade,
microscópio eletrônico de varredura (MEV) e Microscópio óptico (MO). A análise de DSC
apresentou aumento na cristalinidade da amostra conforme aumenta-se o teor de carga na matriz,
melhorando as propriedades mecânicas agindo como agente nucleante do PP aumentando a
interação (compatibilidade) entre a interface talco/PP. Seu índice de fluidez apresentou
comportamento oscilatório devido ao aumento no teor de talco na matriz, mas, se mantiveram
satisfatórios em comparação ao data sheet do fabricante. A análise de FTIR apresentou espectros
com variações de picos atribuídos ao percentual de talco inserido na matriz do PP, ou seja, quanto
maior o percentual, maior a intensidade dos mesmos no qual, terá influência na cristalinidade do
material sem impactos negativos. A Micrografia obtidas por MEV e MO revelaram um aspecto
rugoso do material no qual não houve interferência na impressão do filamento. Após análise dos
dados obtidos, notou-se variações nos resultados dos 3 compósitos, porem os resultados se
mantiveram com valores dentro do especificado pelo fabricante, sendo que, para o PP /20% m/m
notou-se maior similaridade e menor variação em comparação com os dados do fabricante. No
presente estudo, conclui-se que os filamentos em PP/20% m/m provenientes do reprocessamento
de componentes automobilísticos são opções viáveis para redução à utilização do PP virgem,
reduzindo assim, volume de componentes segregados, possíveis impactos ambientais e
possibilidade de oferta de produtos mais acessíveis à sociedade. Para os demais percentuais
(PP/30% m/m, PP/40% m/m), também é possível reciclar e aplicar em outros processos de injeção.
Por fim, o PP/talco de peças descartadas na indústria automotiva é uma opção sustentável e pode
ser reprocessado/reutilizado para outros fins.
Palavras-chave: Reciclagem; Polipropileno; Impressora 3D; Filamentos; Sustentabilidade.
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