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Mestrado Profissional em Engenharia AmbientalÁrea de Concentração: Saneamento Ambiental - Controle da Poluição Urbana e Industrial
Dissertação de Mestrado: Avaliação do Processo de Dispersão de Emissões Veiculares Através de Modelo de Dispersão em Microrregião no Município do Rio de JaneiroLinha de Pesquisa: Saneamento Ambiental.Ricardo Araújo Lessa- PEAMB
- Orientador
Prof. Eduardo Monteiro Martins  - Coorientador
Prof. Júlio Domingos Nunes Fortes , D.Sc. 2003 - ENSP/FIOCRUZ - k- Banca
* Prof. Eduardo Monteiro Martins  * Prof. Júlio Domingos Nunes Fortes , D.Sc. 2003 - ENSP/FIOCRUZ - k * Prof. Luiz Artur Pecorelli Peres , D.Sc. 2000 - EFEI/Minas Gerais - k * Prof. Dr. Glauco Favilla Bauerfeldt - Depto de Química da UFRRJ
- Data - hora da defesa
- 01/01/2014
- Resumo
- A poluição urbana atmosférica é um sério problema ambiental e de saúde em diversos
centros urbanos. No Brasil, as concentrações de alguns poluentes atmosféricos têm crescido a
despeito das ações adotadas para minimização das emissões. Isso ocorre principalmente
devido ao crescente número de veículos automotivos de combustão interna em circulação nas
vias. As emissões originadas por esses veículos apresentam diversas substâncias que podem
produzir efeitos adversos à saúde. Dentre esses poluentes, estão o monóxido de carbono (CO)
e o dióxido de nitrogênio (NO2), este último capaz de formar ozônio (O3), um dos principais
poluentes que ocorrem em altas concentrações em grandes cidades. Este estudo visou avaliar
o desempenho do modelo CALINE4 quanto aos resultados previstos para CO e NO2 quando
comparados aos resultados observados pela estação de monitoramento, por meio de um estudo
de caso em uma microrregião inserida em Bangu, bairro localizado na Zona Oeste do Rio de
Janeiro e na Bacia Área III da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Para a simulação, foi
necessária a realização de contagem manual veicular na microrregião e também um
detalhamento da composição da frota regional de forma a caracterizar os fatores de emissão
veiculares dos poluentes em grau compatível com o estado-da-arte. Os resultados mostraram
tendência em subestimar as concentrações dos poluentes no ponto receptor, frente às
concentrações observadas pela estação de monitoramento. O estudo de análise de
sensibilidade revelou que o baixo volume de tráfego por hora foi um fator significativo para
as respostas do modelo. A pesquisa levou ao diagnóstico da qualidade do ar na microrregião
para os poluentes CO, NOX e O3 realizada por meio dos dados de monitoramento da referida
estação durante o período de 2012 e 2013.
Palavras-chave: Poluição veicular; Monóxido de carbono; Dióxido de nitrogênio; Simulação
numérica.
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