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Mestrado Profissional em Engenharia AmbientalÁrea de Concentração: Saneamento Ambiental - Controle da Poluição Urbana e Industrial
Dissertação de Mestrado: Análise das Emissões Veiculares em Regiões Urbanas e Metodologia Para Quantificação de PoluentesLinha de Pesquisa: Controle de Efluentes Líquidos e Emissões AtmosféricasPaulo Mozart G. C. Pinto- PEAMB
- Orientador
Prof. Olavo Barbosa Filho , D.Sc. 1991 - Imperial College-Londres/Grã-Bretanha - k- Coorientador
Prof. Luiz Artur Pecorelli Peres , D.Sc. 2000 - EFEI/Minas Gerais - k- Banca
* Prof. Luiz Artur Pecorelli Peres , D.Sc. 2000 - EFEI/Minas Gerais - k * Marcia Valle Real-UFRJ-Participante Externo * Prof. Gandhi Giordano , D.Sc. 2003 - PUC/RJ - k * Prof. Olavo Barbosa Filho , D.Sc. 1991 - Imperial College-Londres/Grã-Bretanha - k
- Data - hora da defesa
- 21/03/2005
- Resumo
- Este trabalho focaliza a relevância das emissões veiculares na poluição atmosférica dos centros urbanos, as conseqüências para os sistemas climáticos e para a saúde do seres humanos bem como os principais aspectos da legislação brasileira e aquele preconizado pela Organização Mundial de Saúde. São abordadas as rotinas das vistorias veiculares nos Departamentos de Trânsito dos Estados, as metodologias legalmente definidas para os ciclos Otto e Diesel, os equipamentos utilizados, as implicações nos aspectos de legitimidade da propriedade, segurança e as relacionadas com o meio ambiente. Os objetivos principais referem-se à apresentação de procedimentos de análise das emissões veiculares e a proposição de uma metodologia básica de quantificação de poluentes
que possa ser estabelecida a partir de dados disponíveis pelos órgãos públicos no Brasil, tendo como ênfase os veículos leves que operam sob o ciclo Otto.
Constata-se a partir dos elementos desenvolvidos a necessidade do aprimoramento da quantificação das emissões veiculares no Brasil. A despeito das limitações reinantes o trabalho conclui ser possível um melhor planejamento das ações futuras em prol da qualidade do ar com base nas modificações propostas e que estão relacionadas tanto com os processos analíticos de previsão disponíveis como os de controle. É particularmente importante a determinação, neste contexto, da influência dos novos combustíveis disponíveis a exemplo do gás natural e das novas formas de propulsão veicular, inclusive a elétrica, seja a bateria ou híbrida , incluindo a utilização de célula a combustível. A evolução na engenharia dos motores flex fuel combinada com a redução das emissões converge para um cenário promissor. As atuais perspectivas tecnológicas oferecem efetivas condições para um sistema de transportes sustentável em benefício da sociedade e da vida no planeta.
Palavras-chave: Emissões Veiculares; Meio Ambiente; Desenvolvimento Urbano; Qualidade do Ar; Tecnologia Veicular Elétrica.
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